CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ATORES DE TEATRO MUSICAL é um curso de formação profissional certificado pela DGERT constituído por 3 níveis de formação lecionados ao longo de 3 anos. A cada nível corresponde um ano letivo e respetivo certificado. Para se obter o certificado de profissional é obrigatória a frequência dos 3 anos.

Este curso destina-se a maiores de 16 anos que tenham interesse pela área artística do Teatro Musical não necessitando de experiência anterior em nenhuma das 3 disciplinas: Canto, Dança e Representação, devendo os candidatos prestar provas de admissão para se poderem inscrever no curso.

Periodicamente, os alunos deste Curso terão acesso a workshops e seminários com professores do IAB – Institute of Arts Barcelona, com o qual a EDSAE celebrou um protocolo. Ao abrigo deste protocolo, serão também concedidas BOLSAS DE ESTUDO anuais para o IAB:

CARGA HORÁRIA: 6 Horas disciplinas nucleares p/ semana (Canto / Dança / Representação)

Dois módulos facultativos: 1h00 Dança técnica por semana + 45 minutos de aula Particular de Canto Mensal.

HORÁRIO: Sábados: das 14h00 às 20h20 + 6ª feira módulo opcional de Técnica de Dança em horário pós laboral + Aula particular de Canto Mensal com duração de 45 minutos, a agendar durante a semana com múltiplas opções de horário.

CALENDARIZAÇÃO ANO LETIVO

  • Ano letivo de 21 de Setembro de 2019 a 18 de Julho de 2020 (1/2 Setembro + 10 mensalidades)
  • Calendário Férias: Natal de (21/12 a 2/1); Páscoa (6 a 12 de Abril); A EDSAE encontra-se encerrada nos Feriados (exceto no Sábado de 5 de Outubro 2019 e 25 de Abril de 2020).
  • Apresentações ano 2020 (datas a confirmar): Primeira apresentação dias 25 e 26 de Janeiro | Apresentação Final dia 31 de Maio, 6 e 7 de Junho | Exames internos dias 3, 4, 5  de Julho | Exames Trinity dias 10, 11 e 12 de Julho.

DATA DA AUDIÇÃO ANO LETIVO 2019-2020:

  • 1ª FASE DE AUDIÇÕES | Nova data brevemente

 As vagas vão sendo preenchidas da 1ª para a 2ª audição. Em Setembro, em dias e horários a divulgar, serão também realizadas audições caso existam vagas disponíveis.

LOCAL
EDSAE – Escola de dança e Teatro Musical no Amoreiras Plaza em Lisboa

 

PRÉ – REQUISITOS

Os candidatos podem propor-se a qualquer um dos anos do Curso de Formação Profissional, dependendo da sua experiência nas 3 áreas do Teatro Musical. Não é necessária experiência anterior caso se candidate ao 1 ano do curso.

1º  Ano do Curso de Formação Profissional de Atores de Teatro Musical: Destinado a maiores de 16 anos e menores de 30 anos, não necessita de qualquer experiência nas 3 áreas de Teatro Musical. Todos os candidatos vão realizar audição na área de Canto, Dança e Representação:

  • Canto – é necessário levar preparada uma canção com suporte musical, preferencialmente em Inglês;
  • Dança – Audição de grupo (Trazer roupa adequada, sapatilha de dança ou meias);
  • Representação – Audição de Grupo;

2º Ano ou 3º Ano do Curso de Formação Profissional de Atores de Teatro Musical: Destinado a maiores de 16 e menores de 35 anos com alguma experiência nas 3 áreas de Teatro Musical. Todos os candidatos vão realizar audição nas 3 áreas do Teatro Musical:

  • Canto – é necessário levar preparadas 2 canções contrastantes com suporte musical, com duração de cerca de 2 minutos cada, preferencialmente de uma obra de Teatro Musical;
  • Dança – Audição de Grupo + apresentar 1 coreografia de qualquer estilo de dança, preferencialmente de Jazz ou Contemporâneo com duração de cerca de 1 minuto (trazer roupa e calçado adequado);
  • Representação – Apresentação de 1 monólogo com uma duração de 2 minutos de uma Obra de Teatro Musical ou de uma Peça de Teatro editada.

Curso

Teatro Musical

  • - Horário
  • - Carga horária / Semana
  • - Professor

Modulo Base

145Mensal
145Mensal
  • Sábado | 14:00 - 20:15
  • 6 horas
  • Teatro Musical

Canto Solo (adicional)

15Mensal
15Mensal
  • Agendar c/ prof.
  • 45m /mês
  • Inês Madeira

Broadway Jazz (adicional)

25Mensal
25Mensal
  • 6ª feira | 18:00 - 19:30
  • 1h30
  • JP Costa

Broadway Jazz (externo)

50Mensal
50Mensal
  • 6ª feira | 18:00 - 19:30
  • 1h30
  • JP Costa

Descontos nas Mensalidades: 10% para irmãos  |  5%  Pagamento Anual

Inscrição = 100€  |  Seguro Acid. Pessoais 10€

  • Exame interno = 35€ (  pago em Junho)
  • Exame do Trinity de Londres ( pago em Fevereiro) – este valor é calculado de acordo com o nível de exame podendo variar de 50 a 120 euros.

CORPO DOCENTE: Ricardo Gageiro | Paula Careto | Pessoa Junior | Andreia Ventura | Inês Madeira

REGIME DE AVALIAÇÃO: Trimestral | Exame interno final | Trinity College Londres

A EDSAE – Escola de Dança e Teatro Musical, estabeleceu em 2010 um protocolo com o Trinity College London com vista à Certificação dos Exames a realizar por os alunos que frequentam os Cursos de Formação de Atores de Teatro Musical. A realização deste exame é obrigatória fazendo parte do programa do Curso. A EDSAE é um centro autorizado para a realização dos exames Trinity College London em Teatro Musical na Grande Lisboa.

Dos mais de 250 exames realizados na nossa escola pela prestigiada organização Britânica, 90% dos alunos adquiriram a nota máxima de DISTINCTION e MERIT, demonstrando o excelente trabalho técnico e artístico desenvolvido pelo corpo docente, nomeadamente a maioria dos alunos que prestou prova para o 8º grau, o último da escala Trinity.

OBJETIVOS DA CERTIFICAÇÃO

O objetivo dos exames por graus do Trinity é de implementar um esquema de avaliações através do qual os professores, pais e alunos possam avaliar o progresso individual e motivar o desenvolvimento. Com estes exames, estamos a disponibilizar uma certificação qualificada e reconhecida internacionalmente para benefício dos candidatos.

EXAMES DE TEATRO MUSICAL A SOLO

O certificado para Teatro Musical em trabalho a Solo compreende 8 níveis. Os candidatos deverão, selecionar o seu nível de exame juntamente com os seus professores, de forma a refletir o seu nível individual de competências adquiridas.

No nível “Foundation level” (nível 1-3) é necessário apresentar 2 canções contrastantes em personagem, assim como uma outra apresentação que poderá ser uma combinação de prosa, dança, movimento ou canção. Competências de improvisação também são testadas, e no nível 3 é introduzido um excerto falado de uma peça. A entrevista com o examinador é sobre o material apresentado no exame.

No nível Intermédio (níveis 4 e 5) deverão ser apresentadas duas canções contrastantes seguidas de uma performance de dança ou sequência de movimento baseado em uma das canções anteriormente apresentadas. É também necessário apresentar um excerto de uma peça assim como saber falar durante a entrevista com o examinador sobre o conteúdo, contexto e preparação do material selecionado.

No nível Avançado (níveis 6-8) a coreografia ou sequência de movimento tem requisitos mais específicos e é testada a improvisação ou modificação da performance. No nível 8 é necessário apresentar um programa temático ligado que mostre o uso integrado de Canto, interpretação e movimento coreografado, assim como uma coreografia de dança ou sequência de movimento, improvisação ou modificação da performance e entrevista com o examinador sobre todo o conteúdo apresentado.

RESULTADOS, CLASSIFICAÇÕES E CERTIFICADOS

Os Examinandos aprovados receberão um certificado de exame onde constará o nível e a disciplina, assim como o nome do professor e a escola que frequentam.

O exame “Professional Certificate” é cotado até 100 pontos e a classificação de “Pass” é atingida com 70 pontos. Nestes casos não é atribuída a classificação de “Merit ou Distinction”.

  • Pass With Distinction : pontuação de 85 ou mais pontos
  • Pass With Merit : pontuação entre 75 e 84 pontos
  • Pass: pontuação entre 65 e 74 pontos

CONTEÚDOS DOS EXAMES

O Teatro Musical integra as áreas de representação, canto e movimento coreografado. Pode exigir momentos sofisticados de representação, Canto ou Dança mas a sua característica especial tem a ver com a simbiose de várias formas de arte numa simples atuação. Uma personagem pode cantar ou dançar muito bem mas deve permanecer uma personagem com toda a vida imaginária interior e aspectos que um ator pode projetar.

Estes exames avaliam as capacidades e conhecimento de atores que percorrem os vários níveis do Teatro Musical. As atuações serão avaliadas de acordo com o modo em que as competências principais do Teatro Musical são utilizadas como meio de expressão e comunicação. Essas competências devem ser utilizadas pelos candidatos de uma forma integrada e combinada.

O programa encoraja o individualismo na abordagem, criatividade e internacionalização, pelo que nunca é aconselhada qualquer obra em particular. Os examinadores esperam trabalhos que encaixem na maturidade e personalidade do candidato. Candidatos e professores são aconselhados a explorar a maior variedade possível de obras de Teatro Musical, como peças de teatro com música, musicais rock, revista, cabaret, comédias musicais, filmes e obra originais.

Os candidatos serão avaliados nas suas capacidade de:

Representar, cantar e dançar de um modo que cative o público.

 

Responder com sensibilidade e imaginação à qualidade, conteúdo e contexto de uma variedade de textos.
Utilizar facilmente uma variedade de recursos vocais, físicos e imaginativos.

Linhas de Orientação:

A – Não se pretende que os exames sejam um concerto ou apresentação de canções, todos os números deverão ser representados como fazendo parte do contexto original, e deve haver uma clara compreensão das motivações e antecedentes das personagens interpretadas. Contudo os candidatos, que apresentem um programa com um tema condutor poderão, caso pretendam, criar um guião contextualizado de modo a preencher as necessidades de representação em que as canções e danças se integram. Durante a discussão da atuação serão feitas perguntas acerca do contexto original.

A – Os candidatos poderão usar acompanhamento gravado ou ao vivo no exame, ou se apropriado podem cantar à “capela” ou acompanhando-se a si próprios. Não é autorizado o uso de “baking tracks” com coro.

C – Os candidatos devem usar roupa que lhes permita uma maior flexibilidade de movimentos. Se for necessário mudar de roupa, que seja feiro rapidamente de modo a que não se perca tempo. Estas mudanças deverão fazer parte do desenrolar do programa.

D – O espaço deve ser usado de um modo imaginativo e criativo. A área assumida como palco deve pressupor a existência de um público num teatro pequeno. O examinador fará parte desse público.

E – É perfeitamente aceitável que todos os candidatos não tenham a mesma capacidade no Canto, Dança, coreografias ou representação. Contudo, a estrutura do exame prevê que os candidatos dêem o seu melhor. Os candidatos do Teatro Musical nunca devem considerar-se apenas cantores, ou atores ou bailarinos – isto é contrário ao espírito global destes exames.

F – Os melhores examinandos deverão demonstrar concentração e energia no seu trabalho, mas também deverão entender e conhecer bem as obras que estão a apresentar. No mínimo, deverão saber o nome do autor, compositor e dos criadores originais do trabalho escolhido, assim como o género e a data da sua criação.